sexta-feira, 8 de novembro de 2013

SP Ecoera 3 - O desfile de marcas sustentáveis

Boa tarde caros leitores!

Quem convive comigo sabe que neste ano mergulhei de cabeça no universo da moda sustentável parsa realizar o meu TCC. Li dois livros muito bons, e pesquisei bastante na internet os sites que trazem assuntos relacionados a este tema, assim como as marcas preocupadas com o meio ambiente e a sociedade.

Nessas pesquisas encontrei o site Ser Sustentável com Estilo, da jornalista Chiara Gadaleta. Confesso que a princípio me supreendi porque já havia ela apresentado programas de consultoria de moda no canal GNT, mas nunca pensei que estaria envolvida com sustentabilidade. Ao fuçar mais no site, descobri que estava organizado a terceira edição do SP Ecoera, um desfile que traz marcas de moda sustentável. Como o evento era gratuito e a inscrição feita no próprio site, nem pensei duas vezes antes de me inscrever e ir né! hahaha... E nesta quarta feira (06/11) estava lá eu.


Olhem só que lindaaa a entrada!


Quem apresentou foi a própria Chiara, bem simpática por sinal, ela disse mais ou menos assim: " Há um ano e meio atrás fazíamos a primeira edição deste evento, com 6 participantes, que nasceu da necessidade de apresentar ao público um produto ecológico e que se preocupa com a sociedade. Hoje fazemos a terceira edição com 30 participantes nestes 3 dias. Assim podemos ver a demanda do consumidor mesmo, por este produto".

A fofa usava uma bata larguinha estampada, calças de crochê e tênis Vert


Então vim contar um pouco pra vocês como atuam as marcas que pude conferir hoje no desfile, e te garanto você vai se encantar!

Tudo começou com o desfile Meias do Bem, da Puket. Este nome é de um projeto da marca mesmo, que funciona assim: você leva um par de meias usadas nas lojas, e em troca eles dão um par de meias novas a crianças carentes. Bacana né?!
E para as roupas do desfile eles aplicaram o reaproveitamento de fibras e tecidos da fábrica da Puket, e chamaram quatro estilistas para fazerem os looks, em curadoria da estilista Karla Girotto. O resultado ficou bem interessante, olha só:





Será o Benedito foi o segundo desfile, e o dono da marca Orivan Pavan convidou Gustavo Silvestre para desenvolver a coleção para o SP Ecoera, na qual foi usada lona de caminhão e reaproveitamento de estoques de roupas antigas.
A marca busca sempre utilizar produtos, materiais e procedimentos sem agressões ao meio ambiente, como lona de caminhão reaproveitada, tingimento sustentável e algodão orgânico, e também sem crueldade com os animais. 





Flávia Aranha apresentou a coleção Coração Selvagem, inspirada no livro "Perto do Coração Selvagem", de Clarice Lispector. Para falar dessa natureza íntima, bruta e selvagem, Flávia utiliza fios de lã fiados na roca e tintos com pigmentos naturais como a carqueja, índigo e alguns tons de verde. A lã foi usada para bordar desenhos nas telas e brinca com as diferenças entre leve e pesado e transparência e opacidade. 

Os tons predominantes são o verde, o nude e o cru. A estampa é geométrica e remete a simetria das folhas. Seda, linho e lá são os tecidos escolhidos para a temporada de frio. E uma aposta da coleção são as mantas tecidas com seda natural, fiadas à mão com texturas únicas que surgem da rusticidade do tecido.





Na sequência veio o desfile de Gustavo Silvestre em parceria com a Associação Santo Agostinho. Esse designer é conhecido pelo trabalho artesanal com e chochê, e desfila na Casa de Criadores desde 2004. Nessa coleção algumas partes das peças foram tricotadas por senhorinhas da Associação Santo Agostinho, uma entidade que atende crianças, jovens e idosos.
O acessório marcante de Gustavo são as pedrarias, em formato rústico, que junto do crochê compõem pulseiras e colares. 



Olhem aqui a pedraria, em uma espécie de poncho!


No último desfile vimos a parceria de quatro empresas:  Brechó Toca de Cathy + Vuelo + Pandora + Vert.

E aí você me pergunta: por que um brechó entrou em um desfile de marcas sustentáveis? A resposta é simples: reaproveitar roupas também é uma das formas de ser sustentável! Aliás, acaba sendo a melhor forma, porque ao comprar uma roupa usada evitamos todo o processo da cadeia têxtil que destrói o meio ambiente, e a vida das pessoas que trabalham com isso.

A marca Vuelo faz bolsas e malas de viagem, sendo que toda a matéria prima é produzida no Brasil, uma produção artesanal e com reutilização de câmaras de pneu. Vert é uma marca francesa com materiais naturais como o látex do Acre e algodão orgânico. E por fim na Pandora, uma linha de jóias com madeira certificada pela Rainforest Protection Initiative. 

Então as modelos desfilavam com: as roupas do Brechó, sapatos Vert, bolsas Vuelo e jóias Pandora! Juro que a combinação de tudo ficou ótima, o styling estava perfeito!





Por hoje é só pessoal! Espero que tenha despertado pelo menos uma curiosidade em vocês, sobre essas marcas sustentáveis. E quem sabe nós não seremos os próximos consumidores conscientes?

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário